Plantillas Joomla by InMotion

Uruguai, parte 4: Montevidéu e Colonia

Categoria: Guias de viagens para fotógrafos Publicado: Quinta, 25 Fevereiro 2016

Uruguay 2014 – Dois Paulistanos no Uruguai – Parte IV

Neste artigo vou finalizar minhas dicas sobre o Uruguai para fotógrafos! Agora já faz quase um ano e meio que estivemos lá, e na verdade já está chegando a hora de voltar, então em breve teremos uma quinta parte! Agora vou dar algumas dicas variadas das coisas que achei mais imperdíveis por lá, especialmente para fotógrafos é claro! 

Detalhe de Colonia del Sacramento Bandeirinhas... 

Colonia Del Sacramento

A Colônia de Sacramento é um dos destinos mais populares do Uruguai, e não é à toa. Patrimônio da Humanidade, essa pequena cidade representa toda a história da região cisplatina, ou seja, do Uruguai, Argentina e Brasil. Fundada por portugueses vindos do Brasil, o centro histórico é uma cidade murada e com fosso, com várias partes remanescentes do século 18.

Rua típica no centro "novo" de Colonia

Rua típica no centro "novo" de Colonia, muitas árvores, ruas largas e carros antigos. 

Além disso as partes um pouco mais novas da cidade tem uma linda arquitetura, e as ruas são repletas de carros antigos, muitos funcionando e alguns abandonados, ás vezes convertidos em jardineiras. 

Hoje eu e a Clelma visitamos Colônia de Sacramento Ruínas das muralhas de Colônia

Colonia é muito perto de Buenos Aires, quase em frente, apesar do Rio da Prata ser largo aqui. Os argentinos vêm de balsa para passar o dia na cidade. De Montevidéu são umas 2h de carro, fiz essa viagem num carro alugado e a estrada é ótima e tranquila, por lá os motoristas dirigem de forma calma.  

Colonia de Sacramento, Uruguai, 2014. (em espanhol: Colonia del Sacramento) é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento fundada há 335 anos por Manuel Lobo, então Governador Ruínas das muralhas de Colônia

Plaza de Toros, em Colonia del Sacramento, Uruguay

Plaza de Toros, em Colonia del Sacramento, Uruguay - Felizmente só funcionou por dois anos, de 1910 a 1912, infelizmente corre o risco de desabar e não recebe mais visitas.

Buen Suspiro

A melhor coisa a se fazer em Colonia é fotografar. A segunda é comer, pois lá tem ótimos restaurantes.

Detalhe de Colonia del Sacramento Sabe aquele lugar que você descobre pela internet e dúvida que seja tão bom quanto parece, daí você vai e descobre que é muito melhor? Esse é o Buen Suspiro, em Colonia del Sacramento, Uruguay. E olha que quase não achamos porque é essa portinha aí, mas s

Eu e a Clelma fomos no Buen Suspiro, que já tínhamos escolhido pela internet bem antes. Ele fica na Calle de los Suspiros 90, quase na esquina de cima. A entrada é uma portinha que pode até passar despercebida, e lá dentro é uma casa antiga, teto baixo e paredes de pedra, e tem mesas externas, num quintalzinho, mas se estiver calor fique do lado de dentro que é fresquinho. Lá se serve principalmente as “picadas”, pratos com diversos tipos de frios, queijos, pães e molhos, como se fossem aperitivos, mas vale como uma refeição completa. 

Almoço no Buen Suspiros Tudo de bom...

Tudo é de primeira e feito na região, os preços são justos, quase barato. Tomamos médio y médio e suco de uva, que eram ótimos. Enfim, lá realmente suspiramos de prazer!!! E todo mundo que vai lá adora.

Endereço: Calle de los Suspiros 90

Feira de Tristan Narvaja

Na Feria de Tristán Narvaja eles vendem de tudo, mesmo! 

Todo domingo ocorre a “Feria de Tristán Narvaja”, uma feira livre, mas livre mesmo, na rua que leva esse nome, no centro, próximo à 18 de Julio.

Na Calle Tristán Narvaja tem vários sebos e livrarias

Nas ruas tem diversos sebos e livrarias, que também abrem no dia da feira.  

Na Feria de Tristán Narvaja eles vendem de tudo, mesmo!

Se vende de tudo. Na rua principal é mais alimentos e artesanato, mas com muita coisa da china também. Nas outras ruas tem mais coisas usadas, muitas que não se imaginaria que se pudesse vender. Pinturas e câmeras fotográficas compactas velhas, todo tipo de utensílios domésticos, enfim, de tudo mesmo. Muitos adoram essa feira, outras acham estranha, mas garanto que é muito divertido e surpreendente, misturando frutas, roupas, antiguidades, artesanato, “muamba” e tudo mais, é um lugar doido e garanto que para fotógrafos é imperdível.

Endereço; Calle Tristán Narvaja e redondesas

Olhares urbanos, Olhar gaúcho em Montevidéu. Olhares urbanos, olhares pensativos.

Detalhes da Feria de Tristan Narvaja Olhares urbanos, olhares ocultos. #olharesurbanos #streetphoto #fotografiaderua #streetphotography #fotosdelacalle #mafia_streetlove #streetpeople #uruguay #uruguai #clelmaeyurinouruguai #montevidéu #montevideo #feriadetristannarvaja

18 de Julio e centro

No começo da 18 de Julio fica o Palacio Salvo (veja mais aqui) que podemos ver ao fundo da foto abaixo. 

Por las callles de la Cuidad Vieja, Montevideo.   Aproveitem para ler a 3a parte das minhas dicas sobre Montevidéu: www.yuribittar.com   #montevideo #uruguay #uruguai #montevidéu #clelmaeyurinouruguai #calle #fotosdelacalle #streetphotography #fotografiad

A Av. 18 de Julio é a principal da cidade, atravessa todo o centro e é sempre recomendável ficar num hotel por lá, especialmente para quem quer fotografar a cidade. A avenida tem um bom comércio e as melhores casas de câmbio da cidade, e parece uma galeria de arquitetura, incontáveis edifícios em estilos art noveau e art deco, entre outros, encantam qualquer um que goste de arte, design ou arquitetura. 

Uruguay, Parte 3: Montevidéu é muito legal!

Pegamos uma noite de comício da Frente Amplia na 18 de Julio, e ficamos surpresos com a "civilidade" do evento, as pessoas chegavam com toda a família, incluindo crianças, faziam churrasco e alguns vendiam. Dava para perceber que não eram vendedores profissionais de alimento, era algo daquele dia apenas, tudo sem briga e sem incidentes, muito lindo! 

Ato da Frente Amplio Av. 18 de Julio interditada

Na 18 também fica a Intendencia (prefeitura) de onde tem um ótimo mirante (veja mais aqui) de onde se vê todo o centro e o Palacio Salvo.

Mirante da Intendência - Uruguay, Parte 3: Montevidéu é muito legal! Centro, ao fundo Palacio Salvo e Porto

Sorvete na Facal e Cadeado do amor

Coisa maravilhosa é tomar sorvete no Uruguai! Eles tomam muito, e a qualidade é surpreendente. Quando fomos estava muito calor, então tomamos muito e nenhum era ruim, todos excelentes, mas o melhor foi o da Facal, que fica na 18 de Julyo. O que mais gostamos foi o de Dulce de Leche Granizado! 

Facal, na 18 de Julio

Facal: Av. 18 de Julio 1249

Em frente à Facal mesmo fica uma gradil que serve como local para se colocar cadeados, como acontece em várias cidades do mundo. Se acredita, aproveite! rssss

Mercado de lós Artesanos

Simplesmente imperdível, é o lugar certo para comprar as lembranças! É um mercado colaborativo, um aglomerado de inúmeras barraquinhas de artesãos (artesãos mesmo!). O genial é que você vai escolhendo as coisas e depois paga tudo junto num caixa central. Os preços são ótimos e os produtos muito honestos. Numa banquinha achei um marcador de livro lindo com a minha frase favorita, de Fernando Pessoa, e em espanhol, achei uma tremenda coincidência a e lembrança perfeita da viagem:

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Fernando Pessoa

Endereço: Plaza Cagancha 1365

Mercado de Artesanos Mercado de Artesanos, Montevideo

Aeroporto

Na volta ficamos mais tempo e pudemos curtir o aeroporto lindo de Carrasco (que na verdade não fica em Montevidéu). 

O Aeroporto de Carrasco, no Uruguay, é mesmo lindo! O Aeroporto de Carrasco, no Uruguay, é mesmo lindo!

Aeroporto de Carrasco, Uruguay. #carrascoairport #uruguay #uruguai Check-in feito, bilhetes na mão, Brasil, aqui vamos nós!

Desejo boas fotos, e um abraço! 

Mais dicas sobre o Uruguai:

Uruguai, parte 1: Porto Alegre em 3h

Uruguai, parte 2: primeiras impressões Montevidéu

Uruguai, Parte 3: Montevidéu, Rambla, Ciudad Vieja e Palacio Salvo

Mais fotos dessa viagem:
https://www.flickr.com/photos/yuribittar/collections/72157664924095071/ 

 

Yuri Bittar, por Fabio Uehara

Sobre o autor: Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://www.yuribittar.com

Acessos: 699

Busca