Leia outros artigos meus aqui: www.fotocultura.net/index.php/artigos-e-dicas 

Laboratório do Olhar (Projeto de doutorado)

ODS 3 Laboratório do Olhar 7 8 2018Projeto de doutorado na UNIFESP (Campus Baixada Santista - Programa Interdisciplinar em Saúde)

Este projeto propõe introduzir o aluno na prática da fotografia contemplativa, uma atividade que une fotografia e meditação, com objetivo de desenvolver qualidade de vida, para si mesmo e para seus futuros pacientes.

Leia mais:Laboratório do Olhar (Projeto de doutorado)

A beleza que está no caminho - sobre a Fotografia Contemplativa

Fotografia Contemplativa

Penso que na "fotografia normal" se busca observar o conjunto, pois há um objetivo, um fim. Na "fotografia normal" importa o resultado, não como se chega a ele, busca-se uma boa foto, se o caminho para isso for agradável, melhor, mas não se exige. Tudo isso de um modo geral, claro. É preciso esclarecer que isso não é uma crítica a nenhum tipo de fotografia, apenas uma sugestão de uma atividade com outros objetivos, como a busca pelo bem estar. 

Leia mais:A beleza que está no caminho - sobre a Fotografia Contemplativa

O QUE É SER FOTÓGRAFO(A) ?

O fotógrafo, a fotógrafa, é alguém que, ao fixar um momento, criando uma imagem, está sempre em busca de colocar nesta todos os sentimentos, a beleza, a simplicidade, enfim, toda a vida do mundo, e nunca alcança isso definitivamente, por isso continua fotografando, sentindo que a cada imagem chega mais perto desse objetivo. 

Leia mais:O QUE É SER FOTÓGRAFO(A) ?

Luz, a matéria prima (Fotografia Contemplativa)

Para o fotógrafo, um novo dia sempre traz novas luzes

A matéria prima de nossa arte é a luz, por isso devemos nos encantar com ela. Para o fotógrafo, um novo dia sempre traz novas luzes... e assim novas e infinitas possibilidades de imagens surgem.

Sei que o sol nascendo é cliché, mas sempre gosto de ver como a luz começa a cada dia. Se puder ver cada dia como algo novo, então você se encantará com o cotidiano, e todos seus dias serão como um belo sábado ou domingo de passeio. 

Uma forma de desestressar, de fugir de um cotidiano massacrante, é encontrar a beleza no comum. Quando buscamos beleza apenas no raro, essa beleza se torna cada vez mais distante de nós. A riqueza da luz é infinita, e a cada dia e a cada hora cada objeto recebe uma luz diferente, e muda de aspecto. Quanto mais pudermos perceber disso, mais beleza e boas imagens veremos, e tornaremos nossa vida mais iluminada. 

Isso é Fotografia Contemplativa

A fotografia em Preto e Branco (PB, ou monocromática)

Os filmes fotográficos ficaram para trás, hoje são apenas um hobby de poucos. A fotografia agora digital, portanto os sensores captam sempre imagens coloridas. Assim me faço a pergunta; Porque ainda se usa fotografia em preto-e-branco? E mais ainda, o que é a fotografia em Preto-e-branco, só ausência de cores? 

 

Passagens   Ovada, Piemonte  [Série PASSAGENS, Itália 2019]
PASSAGENS, Itália, 2019

 

Como podem ver no exemplo acima a mesma foto, em cor ou PB, fica bem diferente, conta histórias diversas, causa sensações até mesmo postas. 

 

 Vou procurar então responder estas questões. Esta é apenas uma exploração básica sobre o tema, para uma reflexão mais profunda cabem uma pesquisa melhor.

Leia mais:A fotografia em Preto e Branco (PB, ou monocromática)

Sub-categorias

  • Artigos sobre fotografia

     

  • Textos e projetos antigos

     

  • 365 Agradecimentos / 365 Grateful

    Projeto #365agradecimentos dia 18

    O agradecimento é a melhor forma de conexão com o lado bom da vida. Agradecer não é só somente ser grato pelo que aconteceu, mas uma forma de admiração pelo mundo. Mas como despertar o poder do agradecimento, do reconhecimento da Graça, como ver algo bom para agradecer todos os dias? Agradecer é um exercício, precisamos aprender a ver o que temos de bom em cada dia! Acredito que dar esse valor à vida, ao cotidiano, é uma poderosa fonte de cosias boas! 

    Com o objetivo de exercitar o poder da gratidão desenvolvi dois projetos, um pessoal, com fotos diárias em sinal de agradecimento, e um coletivo, que pretendeu envolver um grande número de pessoas. 

    "Então, se, inicialmente, alguns de nossos agradecimentos possam sair forçados, a contra-gosto, mesmo assim, a Prática de Gratidão vai operar os seus milagres. Agradecendo, começamos a perceber mais e mais coisas a agradecer. Agradecendo, o coração se abre. Agradecendo, começamos a perceber o quanto temos para agradecer. Começamos a descobrir que até as situações difíceis têm um lado positivo a ser agradecido." (Monja Isshin)

    O sentido dos projetos é valorizar nosso cotidiano, mostrar como a arte, o prazer de viver, as amizades, Deus, enfim, as coisas boas, estão presentes todo dia em nossas vidas!

    Veja abaixo como é cada um desses projetos:

  • Diários da quarentena

    Nota, pensamentos e reflexões escritos durante a fase de isolamento da pandemia do covid-19.

  • História do Alfajor