Tese A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar, por Yuri Bittar

00Fotografia, meditação, memória e criação - como tudo isso se junta?

No dia 12 de maio foi defendida a tese de doutorado “A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar: imagem, experiência e memória” pelo aluno Yuri Bittar, sob orientação da Profa. Dra. Flávia Liberman. Este foi o primeiro trabalho de doutorado concluído dentro das atividades do Laboratório Corpo e Arte, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - UNIFESP Baixada Santista - Instituto de Saúde e Sociedade.

A pesquisa também foi realizada dentro do âmbito do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi), onde a disciplina foi oferecida. 

O projeto aborda o curso LabOlhar (Laboratório do Olhar), uma atividade para estudantes e comunidade, que propõe unir fotografia e meditação, e para entender melhor essa experiência foi proposta uma nova forma de entrevista, o contar-criar, estratégia que convida o “pesquisado” a ser participante ativo, e a partir de sua memória, disparada pro objetos biográficos, se envolver na criação da pesquisa.

A abordagem cartográfica permitiu acompanhar os movimentos da experiência, a profundidade da memória e a abertura para a criação, colhendo relatos, intervindo nos acontecimentos e possibilitando a performance. O fazer da pesquisa foi por si mesmo transformador, para pesquisados e pesquisadores, e permitiu o surgimento de espaços, mesmo que temporários, mais humanos e criativos, dentro do ambiente estressante da educação e da saúde.

Pesquisador: Yuri Bittar (CeHFi-UNIFESP)
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Nível: Doutorado (PPGICS-Campus Baixada Santista da UNIFESP)
Situação:  Concluído (2019-2023)
Financiamento: Não
Orientadora: Profa. Dra. Flávia Liberman (ISS - UNIFESP/BS)

>>> Tese completa (PDF - Drive) | Versão no REPOSITÓRIO UNIFESP

- Artigos relacionados à tese

1. Frestas: uma experiência de espaço contemplativo na formação em Saúde (Interface - Comunicação, Saúde, Educação ) 2023
Cracks: an experience of a contemplative space in health training / Grieta: una experiencia de espacio contemplativo en la formación en salud
Ler/baixar: https://www.scielo.br/j/icse/a/YDCsvyNgpjp9Nm5n5mbBdxN/?lang=pt 

Resumo: O artigo apresenta uma cartografia dos acontecimentos vivenciados em um curso durante a pandemia com estudantes e profissionais da área da Saúde, adaptado para o ensino a distância e tomando fundamentalmente os conceitos de presença e experiência. Envolvendo criatividade e meditação e tendo como metodologia a fotografia contemplativa, a atividade objetivou apresentar a potência das práticas contemplativas e do Círculo Narrativo na criação de um espaço de acolhimento e de ampliação da percepção, permitindo que o tema da humanização seja abordado experiencialmente. Por meio das narrativas dos participantes e por meio de imagens e palavras, apresentam-se os impactos e sofrimentos vividos, bem como a percepção das potencialidades das frestas, ou seja, das aberturas. Tais frestas, criadas ou descobertas, geraram experiências coletivas de acolhimento e afetos disparados pela imagem, permitindo que os acontecimentos se tornassem interpelativos e criassem sentidos em dias tão difíceis.

2. Retratos contemplativos, experiência, memória e criação: a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde
Y Bittar, F Liberman - Quaestio-Revista de Estudos em …, 2023 - uniso.emnuvens.com.br
Ler/baixar: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5012 

Resumo: O artigo aborda a relação entre imagem, memória e experiência, buscando compreender o potencial da prática da fotografia contemplativa na formação superior em saúde. Ao trazer a produção de retratos e histórias de vida criados na relação pesquisador-pesquisado, resultante de uma atividade realizada em uma disciplina eletiva em uma universidade pública em São Paulo, busca-se compreender as reverberações do curso e seus efeitos enquanto proposta formativa. Como referências teóricas centrais, o texto debate os conceitos de punctum, studium e biografema de Barthes, as condições e o valor da experiência em Larrosa Bondía e a importância da entrevista na cartografia em Tedesco. Buscamos ainda, ao final, construir uma reflexão sobre a potência interpelativa desta proposição no sentido de, para além de relatar acontecimentos, poder criar uma experiência humanizadora, sendo uma prática ao mesmo tempo contemplativa, criativa e formativa.

3. Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde
Yuri Bittar, Flavia Liberman, Dante Marcello Claramonte Gallian - Revista Educação, Artes e Inclusão (Udesc)
Ler/baixar: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19613

Resumo: Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.

Extra - Anexos da tese: Entrevistas completas Contar-criar

 

Resumo da tese

Esta tese se propõe a percorrer as narrativas produzidas no contexto do Laboratório do Olhar, disciplina ofertada na Universidade Federal de São Paulo, para estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde, buscando contribuir na formação profissional e pessoal, e criar um ambiente humanizador e acolhedor. A disciplina tem como elemento central a fotografia contemplativa - técnica que articula fotografia e meditação através do exercício de um olhar desprovido de julgamento, ancorado em um estado mental aberto e curioso, favorecendo a presença e a atenção à harmonia e à simplicidade no cotidiano. Abordando, a partir de uma perspectiva cartográfica, as turmas realizadas entre 2016 e 2019 — campo de experiência onde colhi os dados —, foram feitas nove entrevistas-ensaios fotográficos, além de utilizadas as fotografias produzidas nos exercícios das aulas, bem como o diário de campo do pesquisador. Levando em consideração a formação, e buscando explorar, nestas narrativas, caminhos baseados em presença, contemplação e discussão em grupo, os alunos foram convidados a participar de uma estratégia aqui denominada contar-criar. Trata-se de uma entrevista-ensaio fotográfico que, partindo do formato de história oral, em articulação com a narrativa fotográfica e com objetos denominados biográficos, propõe a criação de um ensaio fotográfico que é ao mesmo a narrativa de uma trajetória de vida em que o conceito circular de “fazer juntos” conecta olhar, memória e criação. Como base teórica, a tese privilegia alguns conceitos, tais como o de biografema, formulado por Roland Barthes, o de narrativa, de Walter Benjamin, o de experiência, como apresentado por Jorge Larrosa Bondía, assim como memória, presença, gestos menores, articulando-os com perspectivas de humanização e contemplação. Ao re-percorrer os contar-criar, a partir de uma perspectiva cartográfica, emergiram pistas sobre o sentido das experiências vividas, e das repercussões narradas pelos participantes. Assim, pôde-se vislumbrar frestas, surpreender-se com as aberturas produzidas no contar-criar e, a partir disso, evidenciar o potencial criador da estratégia, seja pela quebra do paradigma da separação entre pesquisador-pesquisado, seja pela ampliação do olhar fruto dos insigths dos exercícios de fotografia contemplativa. Em seu desenrolar, a tese sinaliza caminhos que, cruzando diferentes campos, exploram a criação conjunta e a troca de experiências, a contemplação e atenção ao simples, o fazer com o corpo e as profundidades da memória e dos retratos. Tais caminhos se mostram como vias humanizadoras por meio do aprofundamento e da apropriação da própria experiência, da capacidade reflexiva e da ampliação da esfera de atuação no mundo.

Palavras-chave: Fotografia contemplativa. Narrativa. Experiência. Objetos biográficos. Humanização.

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Fotos do projeto  

Abstract

This thesis proposes to go through the narratives produced in the context of the Eye Lab, a discipline offered at the Federal University of São Paulo, for undergraduate and graduate students in the health field, seeking to contribute to professional and personal training, and to create a humanizing and welcoming environment. The discipline has contemplative photography as its central element - a technique that articulates photography and meditation through the exercise of a gaze devoid of judgment, anchored in an open and curious state of mind, favoring presence and attention to harmony and simplicity in everyday life. Addressing, from a cartographic perspective, the classes held between 2016 and 2019 - the field of experience where I collected the data - nine interview-photo essays were conducted, in addition to using the photographs produced in class exercises, as well as the researcher's field diary. Taking into consideration the training, and seeking to explore, in these narratives, paths based on presence, contemplation, and group discussion, the students were invited to participate in a strategy here called tell-create. This is an interview-photographic essay that, starting from the oral history format, in articulation with photographic narrative and with objects called biographical, proposes the creation of a photographic essay that is at the same time the narrative of a life trajectory in which the circular concept of "doing together" connects gaze, memory and creation. As a theoretical base, the thesis privileges some concepts, such as biography, formulated by Roland Barthes, narrative, by Walter Benjamin, experience, as presented by Jorge Larrosa Bondía, as well as memory, presence, minor gestures, articulating them with perspectives of humanization and contemplation. By retracing the story-telling, from a cartographic perspective, clues emerged about the meaning of the experiences lived, and the repercussions narrated by the participants. Thus, it was possible to glimpse gaps, to be surprised by the openings produced in the storytelling-creation, and, from that, to evidence the creative potential of the strategy, whether by breaking the paradigm of the separation between researcher-researched, or by the expansion of the gaze resulting from the insights of the contemplative photography exercises. In its unfolding, the thesis signals paths that, crossing different fields, explore joint creation and the exchange of experiences, contemplation and attention to the simple, doing with the body and the depths of memory and of portraits. Such paths show themselves as humanizing ways through the deepening and appropriation of their own experience, the reflexive capacity and the expansion of the sphere of action in the world.

Keywords: Contemplative photography. Narrative. Experience. Biographical objects. Humanization.