Fotografia de Rua em Santiago, Chile
- Detalhes
- Categoria: Guias de viagens para fotógrafos
- Publicado: Segunda, 27 Junho 2016 12:16
- Acessos: 7283
Em maio de 2016 estive em Santiago, no Chile, com uma passadinha em Valparaiso e Viña del Mar, e encontrei ótimos lugares para fotografar e curtir a cidade. Vejam algumas dicas que podem ajudar quem também for para lá.
Santiago é uma cidade grande e rica, com trânsito meio caótico, mas que em diversos aspectos guarda uma calma que não é normal nas metrópoles. A cidade tem 6 milhões de habitantes mas as vezes parece ter muito mais, pois as ruas são apinhadas de gente, e os lugares, como restaurantes e lanchonetes, sempre cheios. Isso para um fotógrafo de rua é ótimo, com uma câmera pequena na mão, mas até mesmo com a grande, passamos despercebidos e temos muito o que fotografar. Eu fiquei hospedado bem no centro, e achei ótimo andar pelos calçadões, cheios de gente, lojas, propagandas, ambulantes, música e o gostoso espanhol falado por todos os lados.
Vejam também o vídeo no nosso Canal Fotocultura, clicando na imagem abaixo:
As Galerias de Santiago - Qual é a marca de um bairro, de uma cidade ou de um país? Não há resposta definitiva, mas é isso que a Fotografia de Rua busca. O centro de Santiago de Chile tem muitas galerias, e elas são uma das marcas da cidade. Você pode andar por todo o centro quase sem pisar na rua. Estas galerias emendam umas nas outras tem de tudo, em especial roupas, jóias, relógios, e muitas coisas um pouco difíceis de encontrar, como filmes fotográficos, chapéus e antiguidades. Além disso são muito bonitas, com diversos tipos de arquitetura, são limpas e tranquilas. E tem ainda os neons, lindos, coloridos e brilhantes, algo que quase não existe mais no Brasil.
Olhares urbanos - Algo que sempre busco ao fotografar são os "Olhares Urbanos", uma de minhas séries preferidas. O olhar é algo que nos aproxima muito do lugar e das pessoas. O olhar presente nas fotos nos aproxima das pessoas e ajuda a causar a sensação de identificação. Nos calçadões lotados do centro de Santiago os olhares estão por toda a parte.
La Vida entre Rectas - A vida, apesar de orgânica, irregular, imprevisível, torta, maravilhosa, tem que se encaixar nas retas pré definidas. Claro que não dá certo e a vida transborda pelos cantos. Essa é minha série A Vida entre retas, e lá em Santiago fiz fotos que gostei muito.
Coisas de Santiago - Algumas coisas chamam atenção dos visitantes. Como era outono as folhas caídas são uma delas.
E lá, como no Brasil, as pessoas estão abduzidas pelos smartphones.
O comércio de rua é boa oportunidade para fotos coloridas.
Free Tour - Algo que fizemos lá, e recomendo muito, foram os passeios gratuitos da prefeitura, que são a pé, e são ótimos por que nos levam a alguns lugares muito interessantes, acesse em:
http://www.santiagocapital.cl/fichas/home/tours-gratuitos-municipalidad-de-santiago/tours/
Eles chamam de Tours gratuitos Municipalidad de Santiago (existem outros, mas acho legais esses pois são realmente gratuitos). O que mais gostei da proposta, e ao fazer gostei mais ainda, foi o "Santiago Popular ", que visita uma região mais popular da cidade, com uns 4 grandes mercados, o Rio Mapocho e muito mais. Para fotógrafos de rua é genial, mas lembre-se, anda bastante por 2h, e passa pelos lugares do "povão" mesmo.
Santiago Popular - Miércoles (quartas) a las 10:00 horas.
Punto de Encuentro: Oficina de Turismo Plaza de Armas.
No requiere inscripción.
Bom pessoal, isso é um resumo do que fizemos por lá, claro, aos poucos vou acrescentando mais dicas aqui.
Sobre o autor: Yuri BittarYuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Site: http://www.yuribittar.com
|