Plantillas Joomla by InMotion

Uruguai, Parte 3: Montevidéu, Rambla, Ciudad Vieja e Palacio Salvo

Categoria: Guias de viagens para fotógrafos Publicado: Sexta, 04 Setembro 2015

Uruguay 2014 – Dois Paulistanos no Uruguai – Parte III

Aqui vão mais algumas dicas, como sempre voltadas para os fotógrafos, para curtir essa linda cidade. Montevidéu, ou Montevideo como eles chamam, ou ainda MVD para os íntimos, é uma cidade perfeita para a fotografia, especialmente de rua, o street photography, para fotografia de arquitetura, de paisagens urbanas, etc. A cidade é quase toda plana, organizada, limpa, segura, e muito bonita, pois há cuidado e capricho com a maioria dos edifícios e casas. 

Bate-papo e mate, típico momento uruguaio! 

Recomendo ainda as dicas da Jamile, uma baiana que está vivendo lá: http://www.viveruruguay.com

Ciudad Vieja

Ou Ciudadela, é a cidade antiga, que na época colonial era a cidade fortificada, ficava entre muros. Lá está o Mercado do Porto, que tem sobretudo restaurantes, onde a pedida é o churrasco.

Para mim o melhor é andar pelas duas ruas antigas, muitas são calçadão, com um belo casario colonial e alguns edifícios mais imponentes, lojinhas muito fotogênicas, gatos e cachorros dormindo sossegados, tudo colorido. Me disseram que a noite pode ser um pouco perigoso, mas de dia é muito sossegado. Um lugar incrível para fotografar. 

Palácio Salvo

Arquitetura é uma das melhores coisas em Montevidéu. E o Palacio Salvo é o edifício mais conhecido da cidade. Apesar da cara de palácio, é um arranha eu de 29 andares e em 1928, quando foi inaugurado, era o mais alto da América do Sul. Até aí normal, todo mundo que vai lá tira uma foto dele, está bem no centro da cidade, ao lado do edifício da Presidência, tem trilhões de fotos na internet. 

Mas a grande dica mesmo é fazer o passeio monitorado por dentro dele! Acontece as 16h, terças e quintas, e tem uma taxa, dá uns R$30 por pessoa, mas vale a pena. No dia que eu fui forma umas 3h lá dentro, conhecendo sua arquitetura em detalhes, suas lendas, e curtindo a vista lá de cima. Que guia a visita é um historiador que fez um livro sobre o Palacio e sabe tudo sobre esse prédio incrível. 

Leia mais aqui: http://www.viveruruguay.com/2014/09/roteiro-montevideu-visita-guiada-no-palacio-salvo.html

Centro

O centro da cidade é onde gostamos de nos hospedar, fica no meio de tudo, tem fácil transporte e dá até para se deslocar a pé para muitos pontos da cidade. Tem um bom comércio e são ruas arborizadas e legais para andar, especialmente para admirar arquitetura. 

Rambla, Parque Rodó e Pedreira

Rambla

Rambla

Andar na Rambla é obrigatório. Trata-se de um calçadão na orla do Rio da Prata (parece mar mas não é) que se estende por 22 km. Por ela se acessa, por exemplo, o lindo Parque rodó e a Pedreira (encostada no Golf Club, e de onde vieram as pedras que formam a Rambla), lugares que recomendo. O Parque Rodó fica na Playa Ramirez e a Pedreira fica logo em seguida, indo para Pocitos. 

Parque Rodó

Pedreira

Shopping Punta Carretas

Do Parque Rodó ou da Pedreira vale a pena ir nesse shopping para comer, ver loja, etc. O prédio que hoje é o shopping já foi penitenciária. 

Mirante da Intendência

É a Prefeitura, e pode-se subir ao seu topo, por um elevador panorâmico, e admirar a cidade, vale a pena, e ainda tem informações sobre os locais que podem ser vistos. Fica na Av. 18 de Julio 1360.

Aluguel de carro na Localiza

Essa foi a pior parte da viagem. Escolhemos a Localiza por ser brasileira, e aqui ter carros sempre novos. Mas lá é ao contrário, os carros são velhos, o nosso não tinha tudo que dizia na reserva, o atendimento foi demorado, e ainda por cima esqueci o meu suporte do GPS no carro, e apesar da vistoria que eles fazem na devolução, eles não viram. Não recomendo, de forma alguma. 

E por fim...

Mais uma vez eu falo, Montevidéu é uma cidade que você deve ir, se é fotógrafo então, mais ainda! 

>>> Mais fotos de Montevidéu aqui!

Em breve teremos ainda a 4 ª parte, aguardem! 

Dicas anteriores:

Abraço!
Yuri Bittar

Acessos: 995

Busca