Plantillas Joomla by InMotion

Sampa-Osaka III

Categoria: Novidades Publicado: Segunda, 30 Julho 2018
Sampa-Osaka III
Akiti Dezem . Itaci Batista . Yuri Bittar
Teatro Urbano . Anônimos . A Via Entre Linhas
 
Sampa Osaka III

A partir do ato de olhar, a luz se manifesta na consciência do fotógrafo transformando ideias em imagens. A cidade se desconstrói, humanizando linhas, iluminando espaços, catalisando sonhos, expondo medos, criando uma cacofonia de ritmos e tonalidades ora contemplativas ora frenéticas. Três cavalheiros com diferentes vivências, abrigados pelo espaço urbano, resolvem registrar fotograficamente sua dinâmica. A partir de uma relação de proximidade e distância entre sujeito e objeto, cada imagem criada e apresentada aqui trata-se de um ato egoísta, poético e intenso.

O Projeto: Sampa-Osaka III

Depois de duas exposições no Japão, apoiadas pela Osaka University, o projeto volta para casa, Sampa, e utiliza a fotografia de rua para pensar o espaço urbano, criando uma ponte entre duas metrópoles, e expondo diferentes formas de ver a realidade e formar narrativas visuais. 

A partir do olhar de três fotógrafos, Akiti Dezem, Itaci Batista e Yuri Bittar, sobre a metrópole, o cotidiano, São Paulo e Osaka, estas fotos traduzem em imagens as relações entre os seus transeuntes e o espaço urbano com suas cores, linhas, contrastes e memórias. Diferentes visões que se contrapõem dialogando, com o objetivo de propor ao espectador uma reflexão sobre a “nossa” SAMPA partindo de propostas imagéticas pessoais que se diluem criando uma narrativa simples, direta e poética. Sem subterfúgios, pretendemos com o projeto SAMPA-OSAKA apresentar um olhar fotográfico calcado em nossas vivências nesta complexa cidade chamada São Paulo.

Desta vez teremos a exposição (como em Sampa I e II) mas também palestra e caminhada fotográfica. A proposta é refletir sobre o projeto até aqui, sobre a fotografia, sobre o espaço urbano, gerar novos momentos, novos projetos, incentivar a fotografia de rua de forma reflexiva, trocar experiências e ampliar possibilidades. 
 
Calendário com todas as atividades: 

> Exposição Sampa III (agosto de 2018)
As exposições no Japão tinham apenas fotos de São Paulo, por isso nessa teremos fotos de Osaka feitas por Akiti Dezem. A exposição será na UNIBES Cultural, dentro do Mirar Fest (Exposição Mirares - veja mais detalhes em http://unibescultural.org.br/calendario/exposicao-gratis-mirares-2018-mirar-fest/
Abertura 27/7
Exposição de 27/7 a 27/8
Rua Oscar Freire 2500
Evento: https://www.facebook.com/events/1536907723081045/

> Palestra na UNIBES (26/8 - 10h)
Rua Oscar Freire 2500 (metrô Sumaré)
Palestra com objetivo de inspirar ideias e nos preparar para a saída que faremos em seguida. 
Evento: https://www.facebook.com/events/207421859981401/

> Saída Fotocultura (26/8 - 13h)
Será a 50ª saída, de 10 anos também, logo após a palestra (11h – 13h)
O tema será “O cotidiano em imagens: cores, linhas, contrastes e memórias.” 
Evento: https://www.facebook.com/events/174920576507648/

> Palestra no MIS (5/9 - 19h)
19h, Av. Europa, 158 (duração de 1,5h)
O objetivo desta palestra, que pode ter o formato mais de bate-papo, é contarmos sobre o projeto, como surgiu, o que gerou, aprendizados, experiências, para onde podemos ir.
Evento: https://www.facebook.com/events/2116937131927954/

> Oficina SAMPA (2/9 Av. Paulista) PAGO
A proposta é fazermos uma oficina prática de fotografia de rua, com os três autores do projeto e até 15 alunos.
Valor: R$175,00
- Inscrições: https://goo.gl/forms/vbCz7e16sVwEyhNw2
- Mais detalhes: http://www.yuribittar.com/new/index.php/novidades/57-oficina-sampa-iii 
Evento: https://www.facebook.com/events/295364184341845/

Perfil dos artistas: 

Rogério AKITI DEZEM (Osasco, 1974) 
Série “Teatro Urbano”
Professor na Universidade de Osaka desde 2010 e pesquisador da história da fotografia japonesa no pós guerra. Tem 3 livros publicados e uma série de artigos sobre imigração no Brasil. Desde 2011 explora os diferentes espaços urbanos asiáticos com uma câmera “nos olhos”. Para mais informações acadêmicas e fotográficas acessar:
https://osaka-u.academia.edu/RogerDezem
http://akitidezemphotowalker.zenfolio.com/

YURI BITTAR (São Paulo, 1977)
Série “A Vida Entre Linhas”
Fotógrafo, designer e historiador, mestre em ensino de ciências, criador da Fotocultura e da inFoco (Iniciativa de Fotografia Contemplativa), Foi fotógrafo profissional entre 1997 e 2004, fotógrafo autoral e professor de fotografia desde 2008, e atualmente se dedica à fotografia de rua, e também pratica e pesquisa (desenvolvendo doutorado) a Fotografia Contemplativa aplicada à qualidade de vida. Também leciona na Universidade Federal de São Paulo, em curso da área da saúde e é pesquisador do Centro de História e Filosofia da Saúde (CeHFi-UNIFESP).
http://www.yuribittar.com/ 

ITACI BATISTA (Rio de Janeiro, 1947)
Série “Anônimos”
Iniciou na fotografia em 1965 trabalhando para editores nacionais com fotojornalismo. Hoje, com um extenso portfólio, já fotografou moda, beleza e publicidade para diversas publicações no Brasil e também em Paris, Munique e New York nos anos setenta. Em 2002, publicou seu primeiro livro, Insights – Espelhos da vida, obra que circulou com uma exposição no Brasil. Em 2003, publicou seu segundo livro, Mutações – O jardim da vida. Em 2008, participou da segunda Bienal Internacional de Fotoperiodismo na cidade do México, com a série Guerreiros do Viaduto. Em 2017, participou de duas exposições com mais dois fotógrafos brasileiros em Osaka, no Japão, intituladas Sampa 1 & 2. Atualmente, dedica-se ao Street Photography com as séries Anônimos.
https://www.flickr.com/photos/40848634@N02/

Eventos anteriores:

Exposições Sampa I e II

 

 

 

Acessos: 106

Busca