Plantillas Joomla by InMotion

Uruguai Parte 6: Colonia (de volta)

Categoria: Guias de viagens para fotógrafos Publicado: Quarta, 28 Setembro 2016

Em 2016 voltamos á Colonia (veja o texto de 2014 aqui) e seguem mais algumas dicas e imagens, especialmente para quem curte fotografia. 

caminhando entre cores

Colônia do Sacramento (português brasileiro) ou Colónia do Sacramento (português europeu) (em espanhol: Colonia del Sacramento) é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680 (há 336 anos) por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII. A área onde localiza-se a fundação portuguesa hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo.[3][5] Assim, o traçado das ruas está adaptado à topografia e também a estruturas já não existentes, como a antiga cidadela.[5] O casario inclui bons exemplares dos séculos XVII, XVIII e XIX;[5] as casas da época portuguesa caracterizam-se pelas paredes de pedra maciça e pelos telhados de duas ou quatro águas, enquanto que as do período espanhol são de tijolos e tem tetos planos.[3] Colônia do Sacramento é um exemplo excepcional de povoado de fronteira que mostra, em seu traçado urbano e edifícios, uma mistura única entre as tradições portuguesa e espanhola.[8] (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_do_Sacramento)

Ah, desta vez fizemos certo, ficamos dois dias lá, que é o mínimo para conhecer essa cidade que é patrimônio da humanidade, um dos lugares mais lindos do mundo, um lugar calmo, com luz especial, ar gostoso, enfim, uma experiência máxima. Lá vale a pena visitar tudo, de manhã, de tarde e de noite, pois a luz muda e tudo ganha um novo ar. Recomendo andar por toda a cidade, a pé, percorrer cada rua e se encantar com os detalhes. Caminhar a noite era uma delícia, mas como bons paulistanos sentíamos certo medo pois as ruas ficam quase desertas e as árvores obstruem a iluminação. Mas pelo que sei a cidade é bem segura.

Ficamos hospedados no Hotel Rivera, simples mas de qualidade, próximo á rodoviária e do porto, e com poucas quadras de agradáveis caminhadas chegávamos a todo lugar. Ficamos apenas uma noite no Rivera. Reservamos pelo Decolar.com, e ao chegar apenas apresentei o documento e não precisou mais nada. Chegamos ao meio dia, mas estava muito frio naquele dia, mas o quarto já estava com o ar condicionado ligado bem quente, uma gentileza. Logo que chegamos também nos deram uma mapinhas com os principais pontos turísticos e bons lugares para comer ali perto, também uma gentileza, e muito útil pois estávamos com fome mesmo, pois acordamos cedo para pegar o ônibus em Montevideo. Fomos comer num dos locais indicados por eles, o Mercosur, para comer chivitos, e foi ótimo. O quarto é velho, mas está ok, tem TV a cabo, luminárias individuais, tinha até copos descartáveis que utilizamos para beber água e medio y medio. O café da manhã é simples e eles nos servbem na mesa, tem poucas opções, não é como um buffet, mas tudo estava com um sabor ótimo, e eles falam que se quiser mais é só pedir, assim pedimos mais café com leite e torradas, e trouxeram rapidinho. O hotel é muito bom, bonito por dentro, e como tem um dos melhores preços de Colonia, vale muita a pena e recomendo.

Nesse vídeo apresento um pouco de Colonia:

Agora mais algumas dicas e fotos: 

Farol de Colonia

Imagine uma cidade com as cores mais lindas... Essa é Colonia del Sacramento, Uruguay, patrimônio da humanidade, fundada por portugueses no séc. XVIII.   #tripyurieclelma2016 #coloniadelsacramento #colonia #coloniauruguay #uruguay #uruguai #coresdacidadec
Cansa um pouco subir no farol, mais pelo aperto da escada que pela altura. Fomos num dia tranquilo, sem filas. Se estiver calor e tiver muita fila deve ser horrível subir. Mas ao chegar lá em cima temos uma vista de 360º de toda a cidade, é lindo, e em dias limpos dá para ver Buenos Aires.

Colonia del Sacramento, Uruguay, 2016  #tripyurieclelma2016 #uruguay #uruguai #colonia #coloniauruguay #coloniadelsacramento #urbancolors #colorsplash #landscape  Colonia del Sacramento, Uruguay, 2016 #tripyurieclelma2016 #uruguay #uruguai #colonia #coloniauruguay #coloniadelsacramento #urbancolors #colorsplash #landscape

(vista do alto do farol)

Muelle del Puerto de Yates “Lugar lindo para terminar o dia”
O Muelle de Yates ou o Puerto de Yates, que fica ao lado, são lugares lindos, perfeitos para ver o pôr do Sol mais lindo do Uruguai, quem sabe um dos mais belos do mundo. Se está um clima gostoso muitas pessoas ficam ali, entre o caís, os barcos, algumas ruínas preservadas de construções antigas e muito verde. Quanfo fomos estava sol, mas muito muito frio pelo vento, e ficamos assistindo um veleiro argentino se aproximando e cruzando o rastro do sol na água, foi lindo.

Pontos de fuga sem saída  Colonia, sem palavras para isso.  #coloniadelsacramento #colonia #coloniauruguay #tripyurieclelma2016 #uruguay #uruguai

La Calle de los Suspiros "Uma pequena rua e uma grande experiência”
Se gosta de fotografia preste atenção aos detalhes, você pode ficar nessa rua pequenina de uma quadra por horas e achar muitas imagens. A rua tem história, o nome suspiros tem 2 explicações, ambas baseadas no fato de o porto de Colonia ter sido ali perto, uma das explicações é de que os escravos chegavam por ali e suspiravam de tristeza, e a outra diz que dali os marinheiros eram contratados e embarcavam para o mar, deixando a amada ali suspirando. De qualquer forma hoje se suspira de alegria e prazer no Buen Suspiro, ou pela beleza das paredes e portas que trazem os séculos gravados.

Detalhe de Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento é tipo doce de leite para os olhos. Patrimônio da Humanidade e um dos lugares mais lindos do mundo, é imperdível.   #fotocontemplativaBR #fotografiacontemplativa #fotocontemplativa #contemplativephotography #meditacao #mindfulness #

Além de um lugar histórico e Patrimônio da Humanidade, o centro histórico de Colonia é perfeito para andar, contemplar, apreciar coisas simples e comer bem. Recomendo muito ir ao Buen Suspiro e ao Bocadesanto.

El Buen Suspiro “Picada maravilhosa”
Tudo de bom...
Fica na La Calle de los Suspiros. O Buen Suspiro é bem conhecido e não é a toa. Fomos lá em 2014 e adoramos, e agora voltamos lá e confirmamos que continua muito bom, para mim o melhor lugar para se comer em Colonia. A especialidade deles são as Picadas, no Brasil chamaríamos de tábuas de frios, mas é bem mais que isso. Pedimos uma das menores, a Suspiro, que vinha linguiças e salame, 5 tipos de queijos, pãezinhos quentes e 2 tipos de salsas (molhos) agridoces deliciosos. Os frios são de alta qualidade e deliciosos. O ambiente do lugar não poderia ser melhor, uma espécie de porão de uma casa portuguesa de séculos, com cara de adega. Ao entrar o cheiro de queijos e linguiças já abre o apetite. Eles tem muitos vinhos locais e o famoso Medio y Medio, bebida que só se encontra no Uruguai. Além disso eles tem para vender vinhos, doces e alguns outros produtos da região, tudo parece delicioso. O único defeito de lá seria que não tem outros tipos de comida, mas não é mesmo um restaurante, é um "bar de vinos e picadas", então não defeito nenhum.

Bocadesanto “Merienda”
Simplesmente levei a pessoa mais linda ao lugar mais lindo. Clelma em Colonia, é boniteza demais!   Colonia del Sacramento, Uruguay, maio / 2026  #tripyurieclelma2016 #coloniadelsacramento #colonia #uruguay #uruguai
Não conhecia o lugar e entrei só pra comer alguma coisinha pois era cedo pro almoço. Pedi a Merienda, que eram torradas campesinas com requeijão, doce de leite e geléia, cada um num potinho lindo, suco de laranja e um café com leite. Para duas b pessoas é só uma merendinha mesmo, não mata a fome, mas era tudo simplesmente delicioso, o pão incrível, a geléia e o doce de leite divinos. Só o café era um pouco fraco como quase todos os lugares no Uruguai. Vale muito a pena parar lá para curtir uma Merienda! Ah, custou 320, caro para isso, mas a qualidade compensa, e o lugar todo é muito charmoso.

Mercosur
Fica no "centro novo" de Colonia. Comemos chivitos. Comparado a outros restaurantes é um dos mais caros, porém ganha no tamanho do lanche e na quantidade de fritas e também no sabor, tudo muito gostoso. Compensa principalmente para quem come mais.

La Passiva
No mesmo bairro. Comemos chivitos. Bons mas não excelente, mas pelo preço compensa. O lugar é meio velho, os garçons não são os mais atenciosos, mas atenderam bem o suficiente.

Mais algumas imagens das andanças por lá: 

IMG_20160528_101312  IMG_20160528_100806  Fotografia Contemplativa Mais sobre a #fotocontemplativa ou #miksang no @fotocontemplativa  #fotografiacontemplativa #fotocontemplativa #contemplativephotography #meditacao #mindfulness #miksang #simplicidade #meditation #mindfulphoto #coloniadelsacrament IMG_20160528_122630  Colonia Contemplative Photography Visite também @fotocontemplativa  #tripyurieclelma2016 #coloniadelsacramento #uruguay #uruguai #fotocontemplativaBR #fotografiacontemplativa #fotocontemplativa #contemplativephotography #meditacao #mindfulness #miksang #s  caminhando entre cores A harmonia e a beleza podem estar em qualquer lugar,  Fotografia Contemplativa  Colonia, Uruguay, 2016  A Fotografia Contemplativa propõe uma pausa na correria, estar presente no momento e ver com o coração. Saiba mais em @fotocontemplativa  #fotocontemplativaBR #fotografiacontemplativa #fotocontemplativa #c

 

Obrigado por chegar ao final do artigo! Espero que curta a sua viagem para Colonia!!!

Mais fotos de Colonia

Yuri Bittar, por Fabio Uehara

Sobre o autor: Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://www.yuribittar.com

 

Acessos: 563

Busca