Sombras de paz e solidão (2018 ~)
- Detalhes
- Categoria: Portfólio
- Publicado: Sexta, 02 Março 2018 14:39
- Acessos: 5861
Portugal e Espanha, por um fotógrafo de rua, fevereiro de 2018 (série em construção)
antes fosses, ó triste sombra minha,
como a sombra pacífica os montes;
sombra profunda e grave, que se alonga,
conforme o sol declina, e se avizinha
a noite dos sombrios horizontes,
num alvorar de paz e solidão…
A minha sombra, Teixeira de Pascoaes (extraído de Por tierras de portugal y España, de Unamuno)
Sombras longas, fortes, que escondem coisas antigas. Sombras de paz e tranquilidade, de solidão e nostalgia. Luz ibérica, mediterrânea, luz antiga.
Visitar novos lugares nos dá a chance de observar com um olhar novo. Os olhos de estrangeiro permitem ver as ruas, as pessoas, a luz de uma cidade, e encontrar uma marca, uma paleta de cores. E a fotografia nos permite encontrar uma forma de mostrar isso.
Visitando o sul da Ibéria achei a luz única. E um efeito quase constante é o das longas sombras, em parte por ser inverno, e por serem cidades antigas de vielas estreitas, o sol baixo não consegue preenchê-las, ocultando coisas, pessoas, deixando cantos frios, me pareceram sombras antigas, afinal são cidades milenares. Achei ainda que essas sombras trazem uma certa solidão e ao mesmo tempo paz e tranquilidade. Para mim que vivo em uma metrópole acelerada, esse ritmo pareceu muito diferente. Enfim, o que mais me marcou nesses lugares foram essas sombras, e busco com essas fotos contar um pouco da minha visão.
Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/yuribittar/albums/72157664193182387