Plantillas Joomla by InMotion

Fotografia de Rua em Santiago, Chile

Categoria: Guias de viagens para fotógrafos Publicado: Segunda, 27 Junho 2016

Em maio de 2016 estive em Santiago, no Chile, com uma passadinha em Valparaiso e Viña del Mar, e encontrei ótimos lugares para fotografar e curtir a cidade. Vejam algumas dicas que podem ajudar quem também for para lá.

 O caminho é de pedra...

Santiago é uma cidade grande e rica, com trânsito meio caótico, mas que em diversos aspectos guarda uma calma que não é normal nas metrópoles. A cidade tem 6 milhões de habitantes mas as vezes parece ter muito mais, pois as ruas são apinhadas de gente, e os lugares, como restaurantes e lanchonetes, sempre cheios. Isso para um fotógrafo de rua é ótimo, com uma câmera pequena na mão, mas até mesmo com a grande, passamos despercebidos e temos muito o que fotografar. Eu fiquei hospedado bem no centro, e achei ótimo andar pelos calçadões, cheios de gente, lojas, propagandas, ambulantes, música e o gostoso espanhol falado por todos os lados. 

Vejam também o vídeo no nosso Canal Fotocultura, clicando na imagem abaixo:

As Galerias de Santiago - Qual é a marca de um bairro, de uma cidade ou de um país? Não há resposta definitiva, mas é isso que a Fotografia de Rua busca. O centro de Santiago de Chile tem muitas galerias, e elas são uma das marcas da cidade. Você pode andar por todo o centro quase sem pisar na rua. Estas galerias emendam umas nas outras tem de tudo, em especial roupas, jóias, relógios, e muitas coisas um pouco difíceis de encontrar, como filmes fotográficos, chapéus e antiguidades. Além disso são muito bonitas, com diversos tipos de arquitetura, são limpas e tranquilas. E tem ainda os neons, lindos, coloridos e brilhantes, algo que quase não existe mais no Brasil.

#Asgaleriasdesantiago 01 Galerias de Santiago 

Qual é a marca de um bairro, de uma cidade ou de um país? Não há resposta definitiva, mas é isso que a Fotografia de Rua busca. Aqui no centro de Santiago as galerias e os luminosos do comércio chamam a atenção dos olhos mais atentos. E pessoas claro que  

Olhares urbanos - Algo que sempre busco ao fotografar são os "Olhares Urbanos", uma de minhas séries preferidas. O olhar é algo que nos aproxima muito do lugar e das pessoas. O olhar presente nas fotos nos aproxima das pessoas e ajuda a causar a sensação de identificação. Nos calçadões lotados do centro de Santiago os olhares estão por toda a parte. 

O motorista e os #olharesurbanos Santiago de Chile

Santiago de Chile Série #olharesurbanosYB

Olhares Urbanos, olhares pesados. #olharesurbanos2016   #urbanlooks #urbaneye #santiago #santiagodechile #callesdesantiago #santiagoturismo #sientesantiago #conocesantiago #megustasantiago #santiagoEncanta #streetphoto #streetphotography #fotografiacallej Olhares Urbanos, olhares amorosos

La Vida entre Rectas - A vida, apesar de orgânica, irregular, imprevisível, torta, maravilhosa, tem que se encaixar nas retas pré definidas. Claro que não dá certo e a vida transborda pelos cantos. Essa é minha série A Vida entre retas, e lá em Santiago fiz fotos que gostei muito. 

A vida entre retas O caminho é de pedra...

Alguém no encalço? La vida entre rectas

La vida entre rectas.  A vida, apesar de orgânica, irregular, imprevisível, torta, maravilhosa, tem que se encaixar nas retas pré definidas. Claro que não dá certo e a vida transborda pelos cantos.   #lavidaentrerectas #avidaentreretas #tripyurieclelma201

Coisas de Santiago - Algumas coisas chamam atenção dos visitantes. Como era outono as folhas caídas são uma delas. 

Andar pela cidade, perceber seus detalhes e suas riquezas... e Santiago es una ciudad muy rica!   #fotocontemplativaBR #fotografiacontemplativa #fotocontemplativa #contemplativephotography #meditacao #mindfulness #miksang #simplicidade #santiagocity #sant

E lá, como no Brasil, as pessoas estão abduzidas pelos smartphones. 

Des-conectados

O comércio de rua é boa oportunidade para fotos coloridas. 

As cores da cidade cinza

Free Tour - Algo que fizemos lá, e recomendo muito, foram os passeios gratuitos da prefeitura, que são a pé, e são ótimos por que nos levam a alguns lugares muito interessantes, acesse em: 

http://www.santiagocapital.cl/fichas/home/tours-gratuitos-municipalidad-de-santiago/tours/

Eles chamam de Tours gratuitos Municipalidad de Santiago (existem outros, mas acho legais esses pois são realmente gratuitos). O que mais gostei da proposta, e ao fazer gostei mais ainda, foi o "Santiago Popular ", que visita uma região mais popular da cidade, com uns 4 grandes mercados, o Rio Mapocho e muito mais. Para fotógrafos de rua é genial, mas lembre-se, anda bastante por 2h, e passa pelos lugares do "povão" mesmo. 

Santiago Popular - Miércoles (quartas) a las 10:00 horas.
Punto de Encuentro: Oficina de Turismo Plaza de Armas.
No requiere inscripción. 

Hoje fomos conhecer a Santiago popular, seus mercados, ruas de comércio popular, foi um passeio incrível, Chile verdadeiro.   #tripyurieclelma2016 #santiagocity #santiago #santiagodechile #mercadosdesantiago #streetphoto #fotosdelacalle #fotografiacalleje  

Bom pessoal, isso é um resumo do que fizemos por lá, claro, aos poucos vou acrescentando mais dicas aqui. 

Yuri Bittar, por Fabio Uehara

Sobre o autor: Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://www.yuribittar.com

 

Acessos: 850

Busca