Plantillas Joomla by InMotion

Os desumanos (Diário da quarentena - 4)

Categoria: Diários da quarentena Publicado: Sexta, 17 Abril 2020

Sabe o que mais me assusta? A desumanidade.

Sim, tem humanos desumanos!

Vejo relatos de parentes de vitimas do Covid-19 sendo muito mal tratados. Depois de contaminado você deixa de ser uma pessoa para se tornar um problema e querem apenas se livrar de você. Trabalhadores da saúde então, muito mal cuidados, são mandados para a "frente de batalha" sem opção.

Vejo gente (gente?) falando friamente da morte alheia. "Vão morrer apenas 8 mil!" então pra que tudo isso?

 

O termos usados são militares, são de guerra. Bem, numa guerra tudo é possível e não há crimes, mata-se, e pronto. Será que é a melhor foma de encarar tudo isso? O coronavirus é um inimigo, mas é ele que estamos combatendo? Ou são uns aos outros?

As pessoas em situação mais difícil agora, não estão assim por causa da quarentena, não acredite nessa mentira que contamos a nós mesmos para nos sentirmos melhores. Essas pessoas já enfrentavam dificuldades, viviam no fio da navalha, e escapavam da fome por pouco, a cada dia. E quando voltarmos ao "normal" continuará do mesmo jeito.

A verdade é que nos dizemos sociedade, mas não somos sócios de nada, é cada um por si. Vivemos em um arquipélago, não em um continente (pegando os termos de Érico Verissimo em o Tempo e o Vento).

Bom, uma coisa as guerras e epidemias tem em comum, pessoas andam mascaradas, mas na verdade estas derrubam as máscaras da personalidade, e o ser humano revela o que tem de melhor e pior.

* com a fotografia aprendo a olhar as pessoas, ver um pouco mais fundo. Nem todos que fotografam vão nesse sentido. Essa foto por exemplo tem 6 anos mas nunca esqueci, já pensou tentar tratar de uma grave fratura morando na rua?

(Foto: 2014)

Acessos: 46

Busca