Plantillas Joomla by InMotion

Uruguai Parte 5 : de volta á Montevidéu

Categoria: Guias de viagens para fotógrafos Publicado: Quarta, 28 Setembro 2016

Montevidéu e Colonia continuam lindos, os mercados e museus também, as peatonais (calçadões) e as ramblas mais ainda! Visitar o Uruguai pela segunda vez foi incrível, e vou compartilhar algumas experiências com vocês. 

A vida entre retas  

Da vez anterior tínhamos ido em outubro (2014) e pegamos um calor enorme, além do normal me disseram, com máximas variando de 32º a 36º, que até nos atrapalhou pois era difícil caminhar. Desta vez fomos em maio (2016), pois gostamos de frio, e fomos premiados com mais frio que o normal, com máximas por volta de 12º, que delícia. Normalmente eram dias de sol e céu azul, e esses eram os dias mais frios pois o vento forte gelava e tínhamos que fechar todos os zíperes e botões. 

Lembro que nossos artigos sempre tem um foco na fotografia, então pensamos em dicas para quem vai como fotógrafos, fazendo turismo claro, mas buscando sempre as melhores fotos. E o Uruguai é um país incrível para a fotografia, primeiro por ser lindo, e segundo por ser amigável e seguro. Nessa viagem aproveitamos e fizemos um encontro de fotógrafos. 

A Vida entre Retas
Friozinho gosto em Montevideo (A Vida entre Retas, maio/2016)

Revisitamos vários locais em que estivemos antes, e desses não vou falar de novo pois está nos artigos anteriores: http://www.yuribittar.com/new/index.php/portfolio/dicas-de-viagem

Mas vou dar algumas novas dicas de lugares e fotos, além de mostrar um pouco mais do que cliquei por lá. Vou dividir as dicas em 5 partes, Ciudad Vieja, Centro, Para Comer, Dicas, e 44ª Fotocultura:

01. Cidade Velha “Para caminhar e curtir os detalhes”

As ruas da Ciudad Vieja guardam muitas surpresas, é preciso andar muito e ficar atento. Comece pelo calçadão, que liga o centro ao Mercado del Puerto. Mas há muito mais, procure aqui no Tripadvisor pelo Café Brasilero, Al pié de la muralha, Museu Andes 1972 e vários outros, a Puerta, Livraria Puro Verso, e muitas coisas legais, a maioria trazendo a tradição e muitos anos de existência. Repare também na arquitetura, a maioria dos prédiso tem o nome do arquiteto gravado na faxada.

Cafe Brasilero “Café com história”
Ir no Café Brasilero em Montevideo é muito legal. Nem tanto pelo café, que é bom, ou pelos doces, que são deliciosos, mas por ser um lugar tão antigo e tradicional, com 138 anos, e por onde já passou muita gente importante da cultura e política uruguaia. Detalhe, é "brasilero" mesmo, provavelmente em 1877 quando foi fundado o café era uma forma correta. O ambiente é lindo e nos leva a outras épocas, programa imperdível.

Tomar #1_café no Café Brasilero em Montevideo  Montevideo, Uruguay

Peatonal Sarandi “Perfeito para andar e curtir a cidade”
Como é um calçadão já seria ótimo para caminhadas, e sendo então o centro da Ciudad Vieja, a área histórica da cidade, é incrível. Tem lojas interessantes, incluindo a livraria Puro Verso, que é linda, bons restaurantes e até oferta de vendedores ambulantes com produtos típicos. É também o caminho para o Mercado do Porto.

A Peatonal Sarandi, é o principal calçadão da Ciudad Vieja, o centro antigo de Montevidéu. Na foto abaixo estamos nela, como quem vem do Mercado del Puerto, ao fundo o Portal de la Ciudadela e Palacio Salvo, talvez os dois principais pontos turísticos da cidade. 

Montevideo, Peatonal Sarandi, ao fundo o Portal de la Ciudadela e Palacio Salvo

Puerta de la Ciudadela “Entrada do forte”
Ao contrário do que muitos pensam esta não era a entrada da cidade murada (ciudadela) de Montevidéu, e sim a entrada do Forte que de certa forma encabeçava a muralha. Por isso o ornamento da Puerta está virado para a Ciudad Vieja, e não para fora, pois na verdade ao passar por ele se entrava no forte, que depois não tinha outra saída. As entradas da cidade ficavam nas laterais. Se quiser entender bem essa história recomendo o Museo Al Pie de la Muralla.

Montevideo tem edifícios incríveis, alguns tem museus ou outras instituições que podemos visitar. 

Museu de Arte Pré Colombiana e Indígena é um desses, em um antigo hospital restaurado. O acervo do museu é muito interessante, mas o prédio rouba a cena.  

Montevideo tem edificios incríveis, como este do Museu de arte pré colombiana e indígena, um antigo hospital restaurado.  #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #barriosdemontevideo #centrodemontevideo #ciudadvieja #ciudadviejamont Montevideo tem edificios incríveis, como este do Museu de arte pré colombiana e indígena, um antigo hospital restaurado.   #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #barriosdemontevideo #centrodemontevideo #ciudadvieja #ciudadviejamon

MAPI / Museo de Arte Precolombino e Indígena

O Museu de Arte Pré-colombiana e Indígena está localizado na Rua 25 de Mayo, Ciudad Vieja, em Montevidéu, Uruguai. Possui um valioso acervo arqueológico e etnográfico dos povos originários da América. (Wikipédia)
Endereço: 25 de Mayo 279, Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 2916 9360

Museo Andes 1972 “Uma viagem”
Dica, antes de ir assista o documentário sobre o tema do History Chanel, encontra no Youtube. O museu é muito bem feito e te leva a uma viagem, você tem quase a sensação de ter estado lá.
Endereço: Rincon 619, Montevidéu 11008, Uruguai
Número de telefone: +(598)29169461

Teatro Solis “Visita guiada em português”
Fizemos a visita das 11h guiada em português. Acho que vale a pena. O teatro é muito bonito e bem conservado, um luxo, mas a visita é rápida, 45 minutos, e tinha muita gente. O Teatro Solis é espetácular, a foto não faz justiça, não fiz boas fotos, acho que estava admirando e não me concentrei bem em fotografar. Se for lá faça fotos incriveis por favor!
Teatro Solis, espetacular, a foto não faz justiça.   #teatrosolis #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai
Endereço: S/N,, Buenos Aires, 11000 Montevideo, Uruguai
Inauguração: 1856
Capacidade: 1.100

Al Pie de la Muralla “Pequena grande visita”
Este é um pequeno espaço cultural, que além de ter um parte da antiga muralha da cidade, e contar varios detalhes sobre esta, tem outras exposições como de fotos e oficinas. Quando fomos éramos os únicos visitantes e o Carlos fez uma visita guiada apesar de não ser o horário disso, é simpaticamente nos contou Boas histórias, até papeamos um pouco. A entrada é barata, 50 pesos. Recomendo muito.
Endereço: Bartolomé Mitre 1464, 11000 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 2915 9343

02. Centro

Praça Independência “Passagem obrigatória”
Se você for a Montevideo certametne passará por ela, é o centro da cidade, ligação entre o centro "novo" e a Cidade "Vieja". Mas não passe sem prestar atenção e gastar uns bons minutos. Na praça está o prédio da Presidência, aliás o novo e o velho, o Palacio Salvo, o Portão da Ciudadela, o Mausoléu e Monumento à Artigas (é uma boa dica ler algo sobre o General Artigas, o herói nacional do Uruguay, antes de ir, te ajudará a entender um pouco mais o país), além de outros prédios interessantes. A Praça de modo geral corresponde ao local do antigo Forte, pois a cidade era murada e esse Forte protegia as entradas. Portanto o Portão da Ciudadela que está ali na verdade era a entrada da cidade para o forte, por isso seu acabamento é voltado para fora da praça. Como em toda a cidade é um local seguro de modo geral, mas não marque bobeira com bolsas etc, pois as vezes tem um elementos estranhos andando e observando.

Artigas Mausoleum “Mi General!”
Bem no centro da Plaza Independencia está o Mausoléu de Artigas, que é o herói Nacional do Uruguay. Apesar das polêmicas, se foi ou não esse herói, a própria imagem dele na história já mudou muito mas é muito significativa para entender o país. Não h´muito que ler, e a sensação é de entrar numa igreja, onde não se pode fazer barulho. Sempre há dois guardas assustadoramente imóveis guardando a urna com o que restou do general. É uma visita gratuita e acho que vale muito a pena.

Mananas en el Salvo “Obrigatório”
Palacio Salvo, ícone de Montevideo. Fizemos a visita guiada da manhã, foi boa, mas com um estagiário apresentando. Em 2014 fizemos a visita das 16h, com o autor do livro sobre o Palacio, foi bem mais tempo e mais empolgante. De qualquer forma sempre vale a pena a visita se você gosta de arte, arquitetura, história, etc.
Plaza Independencia 848. Montevideo.
Las visitas se realizan de lunes a domingos entre las 10,30 y las 13,30 hs.,con salidas cada media hora y tienen un costo de $200.
Los miércoles a las 19 hs. hay visitas nocturnas.
Cupo máximo por visita: 10 personas.
Por informes y reservas escribir a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mercado De Los Artesanos, Mercado de la Plaza “Tudo lindo e bons preços”
Não somos muito de comprar coisinhas, que só vão juntar pó em casa, mas aqui tem coisas realmente belas, úteis, artesanato de verdade e preço justo. Bijouterias e jóias de prata são uma boa pedida, assim como agendas, cadernos, cuias de mate e coisas para crianças. Fomos ao Uruguai pela segunda vez e tínhamos certeza de voltar ao Mercado. Fomo também na outra unidade, perto do mercado do porto, ams achamos lá bem mais fraquinho. Recomendo muito!

03. Para comer:

La Cigale “Sorvete de primeira”
Na média, entre vários sabores, achamos a melhor sorveteria de Montevideo, com a vantagem de ter em vários endereços. Recomendo especialmente o Dulce de letche granizado.

Bar Hispano “Típico e muito bom”
É um restaurante simples, do tipo que os n uruguaios frequentam. Comemos lá duas vezes, experimentamos o chivito común e milanesa. Tudo estava ótimo, fomos bem atendidos e a comida veio rápido. O preço é justo, mais barato que lugares até piores.

Mccafe
O #McCafé aqui no Uruguay arrasa com o brasileiro. Tem muitos, geralmente onde tem um Mc normal tem o café, a variedade de cafés é ótima, os salgados são deliciosos, tem muitos doces tb. Acho que um dos motivos é que aqui não tem Starbucks. Cappucino Tentación, com doce de leite, ótimo. O calzone, lanchinho rápido e gostoso assim como o Sacramento, um tipo de misto quente. Recomendo para um abastecimento rápido para continuar a caminhada.

Cerveceria Matriz “Boa comida”
4 de 5 estrelasAvaliou em 20 de Maio de 2016 via dispositivo móvel
Experimentamos milanesa de pollo napolitana e hamburguesa, estavam muito bons. Pedimos pelos combos de promoção, com fritas e coca,e pagando com cartão tem aquele desconto, saiu 543,00, valeu a pena. Fora dos combos achei caro.

Mercado Agricola Montevideo - MAM “Passeio imperdível”
O prédio é lindo, tem história, os produtos são ótimos, tem de tudo um pouco, com destaque para frutas, verduras, queijos, carnes e produtos importados. Tem também uma praça de alimentação com uns 8 fast foods. Tem vários cafés, sorveteria e restaurante. É uma grande opção para se abastecer e passar días gostosos na cidade.

Cafe Del Mercado “Doce tentação”
Um dos melhores cafés que tomei em Montevideo, apesar do café por aqui não ser o forte. Mas as tortas (pastéis) são perfeitas, experimentamos duas e eras deliciosas.

04. DICAS

Voos

Chegamos via Chile pois passamos uns dias lá primeiro (veja aqui como foi). O voo pela LAN foi tranquilo e razoável, o se São Paulo para Santiago havia sido melhor, com o avião mais moderno que voa no Brasil, também pela LAN. Na volta de Montevidéu para São Paulo fomos de LATAM, pois bem nos dias que estávamos lá a fusão entre LAN e TAM se efetivou. Mas o avião era da TAM, e bem ruinzinho, com cadeiras quebradas, suo, serviço de bordo horrível, qualidade 0.

Hospedagem

Como iríamos ficar em Montevidéu por 16 dias, procurei alo mais barato e descobro o AIRBNB, e foi o maior achado. Ficamos no apartamento da Denise, bem no centro, gastando bem menos que hotel, num apartamento limpo, novo, com ar, wifi e Chromecast na TV. E tinham muitas opções de apartamento, até mais baratos.

Porque espera o amanhã, ou lamenta o ontem?
Vista da nossa janela

Centro de Montevideo  #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai
Vista da cobertura do prédio, onde ficava a lavanderia

Barrio Sur e Cemitério

Barrio Sur Montevideo, Uruguay, maio / 2016  #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #1001esquinasdemontevideo #whatisawinmontevideo #barriosdemontevideo #barriosur

No Barrio Sur está o Cementerio Central. 

Cementerio Central - O Cemitério mais antigos de Montevideu tem muita história, esculturas lindas e túmulos de 200 anos. Vale a visita. Só é preciso cuidado com o bairro ao redor pois tem ruas desertas, recomendo ir de táxi ou Uber. Fica na Av. Gonzalo Ramirez 1302.

Cementerio Central de Montevideo
Cementerio Central

Estilo de vida:

No Uruguay, faça como os uruguayos! 
Você sabe que está no Uruguai quando... percebe que comprou o kit completo para o mate!   #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #mate #VocêSabeQueEstánoUruguai

A habilidade deles com o mate na mão é incrível, eles fazem tudo com uma só mão enquanto a outra segura o mate. 
Admiro a incrível habilidade dos uruguaios de fazer de tudo com o mate na mão e a térmica debaixo do braço!

Mais andanças: 

Um cara na rua tocando tango numa gaita (sanfona), coisa normal.

Coisas normais em Montevideo. Montevidéu, Uruguai, maio/2016  #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #1001esquinasdemontevideo #barriosdemontevideo #streetphotography #streetphoto #fotografiaderua #fotoderua #fotografiacallejera

Se você for no outono, vai se encantar com as folhas secas no chão.

Cara de outono.  Barrio Sur, Montevideo, Uruguay, mayo de 2016.  #barriosdemontevideo #barriosur #tripyurieclelma2016 #montevideu #Montevideo #uruguay #uruguai #streetphotography  #streetphoto #fotografiaderua #fotoderua #fotografiacallejera

As placas e demais sinalizações em espanhol são um charme e uma boa dica:

Montevideo, Uruguay La vida entre rectas

Percorra toda a Av. 18 de Julio, nem que tenha que dividir em dois dias:

A vida entre retas La vida entre rectas
La vida entre rectas, Montevideo, maio/2016 - fique de olho na arquitetura, por toda parte.

05. 44ª Fotoculura: Montevideo, em 21 de maio de 2016

Esta foi a nossa primeira saída internacional e foi muito boa, considero um sucesso! Foram 23 participantes de 4 nacionalidades, incluindo eu e a Clelma, com uma turma muito boa, como são as pessoas aqui do Uruguai. Tinham pessoas também da Espanha e Venezuela.

Oficial da 44ª Fotoculura: Montevideo, em 21 de maio de 2016

Percorremos a Ciudad Vieja, ou Ciudadela, a perte mais antiga de Montevideo, que foi murada até aprox. 1830. É uma região de muita arquitetura, história, restaurantes, pessoas pitorescas e curiosidades. Foi muito bom além de fotografar poder conversar com novos amigos, saber os hábitos locais, contar sobre o Brasil.

Com o Sergio do @bemvindobrasileiro !   Foi ótimo fazer novos amigos brasileiros, uruguayos, espanhóis e venezuelanos!   Percorremos a Ciudad Vieja, ou Ciudadela, a perte mais antiga de Montevideo, que foi murada até aprox. 1830. É uma região de muita arq

Com o Sergio do @bemvindobrasileiro ! Foi ótimo fazer novos amigos brasileiros, uruguayos, espanhóis e venezuelanos!

Fotocultura: Montevideo 21 de mayo

Anúncio da saída

Reflexos Até a próxima Uruguay!!!!   44ª Fotocultura: Montevideo - Photowalk por las calles de la Ciudad Vieja 21 de mayo de 2016  Mais fotos em @yuribittar  #44fotocultura #fotoculturaMVD #fotoculturaenmontevideo #fotoculturaemMontevideu #sfcmvd #fotocul Sorteo de regalos. Sempre um ótimo final de saída. Marcelo, Andres y Anaclara.   Oficial da 44ª Fotoculura: Montevideo, em 21 de maio de 2016.   Esta foi a nossa primeira saída internacional e foi muito boa, considero um sucesso! Foram 21 participantes de

As meninas e a Ciudad Vieja. Até a próxima Uruguay!!!!   44ª Fotocultura: Montevideo - Photowalk por las calles de la Ciudad Vieja 21 de mayo de 2016  Mais fotos em @fotocultura_sp  #44fotocultura #fotoculturaMVD #fotoculturaenmontevideo #fotoculturaemMonMuy simpáticas chicas uruguayas.   Foi ótimo fazer novos amigos brasileiros, uruguayos, espanhóis e venezuelanos!   Percorremos a Ciudad Vieja, ou Ciudadela, a perte mais antiga de Montevideo, que foi murada até aprox. 1830. É uma região de muita arquitet

Com os rapazes, los chicos! Rsss ajajaja   Foi ótimo fazer novos amigos brasileiros, uruguayos, espanhóis e venezuelanos!   Percorremos a Ciudad Vieja, ou Ciudadela, a perte mais antiga de Montevideo, que foi murada até aprox. 1830. É uma região de muita 44ª Fotocultura

44ª Fotocultura44ª Fotocultura

Fotos dos participantes:

Vejam mais algumas lindas fotos feitas na nossa 44ª Fotocultura, em Montevideo, entrem no perfil dos fotógrafos.   #44fotocultura #fotoculturaMVD #fotoculturaenmontevideo #fotoculturaemMontevideu #sfcmvd #fotocultura #fotoculturasp #fotocultura_sp #photow 

A última "mirada" em Montevideo...

A última "mirada" em Montevideo...

Até a próxima Uruguay!!!!

E espero que você aproveite bem a sua viagem por lá!!!! 

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/yuribittar/albums/72157669006511246 

Yuri Bittar, por Fabio Uehara

Sobre o autor: Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://www.yuribittar.com

 

Acessos: 706

Busca